Conforme Artigo 60º do Estatuto da Entidade, o Departamento de Árbitros é o Órgão responsável pela Arbitragem das partidas das Competições Organizadas e promovidas pela Liga Cariaciquense de Desportos.
É de Responsabilidade do Diretor desse Departamento:
Registros de Árbitros;
Promover cursos e palestras em conformidade com as Regras e Legislação vigente;
Interpretar, esclarecer e difundir as Leis e as Regras referentes ao Futebol;
Divulgar todas as publicações relativas às Leis do Futebol, suas alterações e fazê-las aplicar em todas as Competições Organizadas e Promovidas pela Entidade e que a Entidade esteja direta ou indiretamente envolvida;
Organizar cursos, debates, simpósios, congressos, seminários e conferências, utilizando instrutores Municipal, Estadual e Nacional;
Organizar a Listagem Municipal de Árbitros, para cada temporada, fixando os critérios para sua elaboração;
Organizar a Lista de observadores, para cada temporada, fixando os critérios para sua elaboração;
Organizar a Lista de Instrutores para cada temporada, fixando os critérios para sua elaboração;
Indicar Árbitros, Assistentes e Árbitros reservas, para os jogos das Competições, Torneios e Jogos Amistosos, promovidos pela Entidade, obedecendo às Normas e Regulamentos da cada Competição, bem como a Legislação em vigor e substituir em caso de impedimento, qualquer Árbitro escalado.
O Artigo 62º do Estatuto da Entidade diz que o Departamento de Marketing é o Órgão responsável pela coordenação dos trabalhos de captação de clientes, parceiros e fornecedores da Entidade.
É de Responsabilidade do Diretor desse Departamento:
Elaborar o plano anual de marketing da Entidade;
Coordenar as atividades de marketing relacionadas à Entidade;
Planejar e coordenar a execução de ações;
Coordenar grupos de trabalho multidisciplinares para, realizar contatos com clientes, parceiros, fornecedores, agências de propaganda e outros tipos de organizações;
Realizar atividades de apoio ao trabalho na realização das atividades.
Conforme Parágrafo 5º do Artigo 59º do Estatuto da Entidade, o Departamento Técnico, tem a competência para interpretar os Regulamentos das Competições e elaborar o seu Regimento com os preceitos e limitações previstas neste Estatuto.
É de responsabilidade desse Departamento, os Registros e Transferências de Atletas, bem como fornecer qualquer tipo de informações quando solicitado por escrito.
Também cabe ao Departamento Técnico a responsabilidade para a elaboração de Tabelas e Regulamentos das Competições promovidas pela Liga Cariaciquense de Desportos.
Conforme Artigo 61º do Estatuto da Entidade, o Departamento de Relações Públicas e Social é o Órgão responsável pela reputação, construção e divulgação positiva da Liga Cariaciquense de Desportos com o Público e as Organizações Privadas e ou Governamentais.
É de Responsabilidade do Diretor desse Departamento:
Construir, manter ou reformar a reputação positiva da Entidade;
Pensar e gerenciar as relações da organização com todos os seus públicos e o impacto na reputação;
Planejar e organizar eventos dentro do conceito Institucional e Organizacional visando objetivos estratégicos de relacionamento público;
Planejar e produzir publicações institucionais;
Desenvolver atividades de relacionamento com a mídia;
Desenvolver atividades de relacionamento com as comunidades a partir de políticas de responsabilidade social;
Reconciliar o interesse público ou ajustar com este, os aspectos de uma conduta individual ou institucional que tenha significado social.
O Artigo 63º do Estatuto da Entidade diz que o Departamento Social é o Órgão responsável.
É de Responsabilidade do Diretor desse Departamento:
Buscar através de parceria condições de treinamento de alto nível para futuros atletas na inclusão social, saúde, alegria, solidariedade compromisso, responsabilidade, preservação ambiental e confiança no desenvolvimento de pessoas por meio de educação, cultura e atividades esportivas nas comunidades mais necessitadas com o objetivo de formar vencedores e ajudar crianças, adolescentes e adultos a construir um futuro melhor.
Por meio de pequenos gestos e ações é possível construir um mundo mais participativo, sem exclusão social e com respeito à diversidade.